terça-feira, 14 de maio de 2013

Vai uma cervejinha aí?

Dear all,
            Como estão? Hoje o dia foi bem movimentado. Estou visitando meus pais em Rondonópolis-MT, minha cidade natal. Meu avós estão visitando também. Minha mãe tem uma chopperia aqui chamada Copacabana e nós fomos fazer uma visita à fábrica da Cristal que produz as cervejas Cristal e Itaipava. Nós chegamos lá por volta de 14:00 e saímos com um pôr do sol lindo. Aí vão algumas fotos.
         

Tampa das "panelas de pressão"
                   Essa é a primeira seção da fabricação da cerveja chamada de sala "quente". O nome foi muito bem escolhido viu?! Essas caldeiras chegam a uma temperatura de 100°C e a sensação térmica da sala para mim chegou a quase isso mesmo. A primeira das panelas (que está mais ao fundo da sala) recebe o malte e água quente. Isso permite que o malte se dilua na água. Na 2ª, é feita uma filtração pra retirar os resíduos do malte que sobram e que vão dar origem ao bagaço cervejeiro - usado em ração animal. Depois, essa mistura recebe o lúpulo, uma planta de aroma bem forte que dá o aroma e o sabor amargo da cerveja, e o caramelo que dá a cor. Isso tudo é fervido a 100°C para misturar bem os ingredientes. Na última panela, essa bagaçeira toda "infusão" fica descansando para os resíduos do lúpulo irem para o fundo e serem retirados.

Sala fria
                 Da sala quente, o líquido sai por cabos contra uma corrente de água fria, que vem de cabos paralelos, e é resfriado. Quando chega na sala fria, a mistura ainda recebe o fermento e fica fermentando em tanques enormes (acho que eram de 900.000litros cada um e eles tinham 6 desses) por mais ou menos 5 dias. Depois, é feito uma filtração com areia. Aí, você me pergunta: eles filtram a cerveja com areia??? Sim!! É uma areia feita de algas que retiram os resíduos do fermento de forma muito eficiente e ainda dá o brilho da cerveja. Segundo a nossa guia, depois da visita, e de uns 4 chopps, a gente ia ver perfeitamente esse brilho que a alga dá kkk. Só então, a cerveja (que ainda não é cerveja de verdade), vai para uns tanques para maturar por mais alguns dias e passa por mais uma filtração. Quanto mais tempo a cerveja matura, mais encorpada ela é. É daí que surge a diferença entre uma cerveja Cristal que é mais leve, porque tem um tempo de maturação menor, e uma Itaipava.

Envasamento de garrafas

Envasamento de latas
                     A fábrica daqui de Rondonópolis é a maior envasadora de latas do mundo. E para quem não sabe, como eu não sabia, isso significa que ela é a fábrica que mais enche latinhas, ou, que enche latinhas mais rápido. Eles enchem 33 latinhas/segundo. Eu até tentei contar mas, obviamente, não consegui kkk!



                Esse daí não é o tanque de cerveja para as meninas não, e nem para os São Paulinos (a.k.a bambis) - Piada by guia da fábrica. Ri muito quando ela disse isso!!! Essa coisa fofa toda roxa, na verdade, é o tanque de soda cáustica pra lavagem das garrafas.

Bar de degustação
              E a melhor parte do passeio vai paraaa.... tan tan tan taaaan... O baaaar! Cerveja, chopp, refrigerantes, água e salgadinhos de graça! Eu até provei o chopp e a cerveja mas fiquei no meu refrigerante mesmo. Apesar de ter adorado o processo de fabricação da cerveja, o sabor dela ainda não me agrada nem um pouco.


           
             E foi assim que a gente saiu de lá - com um por do sol lindo e um gostinho de quero mais. E assim que eu cheguei em casa, fui pesquisar mais sobre cerveja e eu achei um site muito legal. Eu fui procurar como que é feita a cerveja na Inglaterra, pra ver se o sabor é diferente ou sei la né?! Eu já ouvi o pessoal dizer que ela é muito barata e até alguns falando que é bem gostosa. Aí eu achei esse site aqui. Ele tem receitar e kits pra quem quer fazer sua própria cerveja, vinho e cidra. Achei o máximo!!!! Já pensou? Vou poder fazer meu próprio vinhozinho! hmmmm
         
           Hoje era isso mesmo que eu queria contar. Aah! Outra coisa, eu consegui estudar, finalmente =). Parabéns pra mim! Acho que foi a cerveja que me inspirou, ou não kkk.

Um abraço,
Me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário