quinta-feira, 16 de maio de 2013

A escolha da universidade.

Dear all,

             Ontem eu resolvi começar a contagem regressiva pro dia de ir pra minha nova University of (siga em frente que já digo qual é) porque eu percebi que já se passou 1 mês desde que eu recebi a minha carta de aceite. E faltam só mais 4 até eu ir embora. As vezes que eu paro pra pensar nisso eu fico tão feliz que não consigo conter o sorriso no rosto e eu nem me importo de ficar parecendo uma louca rindo pro meu pé ou pro teto kkk. Ai ai: what a beautiful life.
               Hoje eu vou te contar como foi a escolha da universidade. E novamente, como no post sobre o programa, não vou falar dos termos técnicos e papéis e burocracia. Eu odeio essa parte. Eu fico perdidinha com toda a papelada pra se inscrever no Ciência sem Fronteiras. Eu vou falar só sobre a parte boa. Olha bem, meu dilema: você precisa eleger 3 universidades, por ordem de preferência, na sua inscrição no site da universities UK (esse aqui). E eu já tinha as minhas preferidas com uns 3 meses de antecedência. Eu pesquisei tudo que eu pude sobre alguns fatores que eu considerava mais relevantes: qualidade do curso de Medicina Veterinária da universidade, qualidade da universidade, qualidade de vida na cidade, qualidade dos dormitórios e presença de aeroporto (para eu poder fazer minhas viagens posteriormente). Como ainda não tinha a lista oficial das universidades que entrariam no programa eu procurei todas as universidades do Reino Unido que entrassem nesses pré-requisitos meus. Com base nisso, eu procurei em 1º lugar as instituições com os melhores cursos de veterinária e a partir daí eu fui avaliando os outros pontos. E cheguei à seguinte seleção:
              1ª opção: University of Glasgow. Ela tinha o melhor curso de veterinária do UK, a universidade era ótima, a cidade é uma das maiores da Escócia e é conhecida como a capital da música = perfeito). O site de lá é esse aqui. Essa aí é uma foto de lá:

              2ª opção: University of Cambridge. Nem preciso explicar o porque que eu escolhi ela. E também nem preciso dizer que: doce ilusão. O site de lá é esse aqui. A uni é essa aí de baixo.

              3ª opção: University of Nottingham. Curso muito bom, uni muito boa, cidade muito fofa. Fiquei encantada. Mais uma vez, o site e uma foto da uni abaixo.

              Eu fiquei satisfeitíssima com essa seleção. Bem satisfeita e tranquila, na verdade, porque qualquer uma que me aceitasse estaria bom pra mim. O único problema é que essa seleção não me serviu para NADA. Um pouco antes de começar o período de inscrição foi publicada a lista de Universidades e cursos que poderíamos nos inscrever e eu me deparei com os seguintes problemas:
 - Nenhuma, eu disse NENHUMA, universidade abriu vagas para o curso de Medicina Veterinária (que, aliás, é o que eu faço no Brasil).
 - A universidade de Cambridge (minha segunda escolha) não abriu vagas para os estudantes de graduação, só para mestrado.
 - As universidades de Glasgow e de Nottingham até abriram vagas pra minha área de estudo, mas para cursos que não me interessaram muito.
             E aí eu tive apenas alguns dias pra começar tudo do 0 e procurar, na lista de não mais do que 5-6 instituições, 3 universidades para estudar por 1 ano. Eu larguei todos os meus critérios de lado e fui pesquisar sobre essas opções que me deram, assim eu não descartaria uma uni boa só por não ter aeroporto, por exemplo. Eu fiz uma lista (adoro listas) dos pontos positivos e negativos de cada uma e cheguei à seguinte seleção:
             Vixe, a carta ta ficando longa né?! Amanhã eu te conto mais, pode ser?

Um abraço,
Me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário