sexta-feira, 30 de agosto de 2013

É bem Mato Grosso...

Dear all,

            Estou de voltaa! E mais uma vez não sei por onde começar essa carta. Essa semana só não teve mais acontecimentos porque faltou tempo viu?! Nossinhora, São muitas emoções pra 5 dias. Vamos fazer assim então, em vez de contar os acontecimentos por ordem cronológica, eu vou contar por tema. O tema de hoje é o passeio que eu fiz a dois pontos turísticos do Mato Grosso. Amanhã eu conto o 1° dos rolos com o intercâmbio.
            Sábado passado eu fui pra Chapada dos Guimarães com o meu namorado e alguns amigos pra tomar banho de cachoeira. No meio do caminho, eu e o Evs paramos numa chácara onde a mãe do Evs estava visitando uma amiga dela. A gente já tinha passado por lá uma vez, mas era época de chuva e o rio que passa ali do lado estava com a água escura. Dessa vez o lugar estava totalmente diferente. Eu quase não acreditei que fosse o mesmo lugar. A água estava cristalina e apesar de parecer um rio raso, tem alguns lugares que a água bate no meu pescoço. E como não tem muita correnteza, dá pra ficar sentada/deitada/em pé e relaxar.



              Próxima parada: Chapada dos Guimarães, uma cidade pequena, com um clima de dar inveja em qualquer cuiabano (ou rondonopolitana, que é o meu caso). Na Chapada, a temperatura fica sempre uns 5 °C abaixo da temperatura de Cuiabá. Pra quem sofre com o calor sem ventos, onde nem a sombra dá um alívio, dar uma fugidinha pra Chapada, que fica a 1h de distância, ou para algum dos rios no caminho até lá, é quase irresistível. 
               A gente fez uma parada rápida na praça principal da cidade pra comer um lanche antes de seguir em frente e aguardar o resto da turma que ia pra cachoeira conosco. Dalí, pegamos a estrada de novo e partimos pra uma cachoeira e pra uma trilha no meio das rochas. Como a trilha era feita metade pela água, eu não pude tirar foto. Só tirei da primeira cachoeira e do caminho até ela. 




             No domingo a gente pegou um busão pra minha cidade natal, Rondonópolis. Nos encontramos com meus pais, que moram em Roo, e na segunda, nós 4 mais dois amigos dos meus pais fomos pra um rancho na beira do rio São Lourenço (eu acho), no pantanal. A viagem durou 3horas, uma parte de asfalto e outra de terra. No meio da estrada de terra tem uma cachoeira, mas como já estava de noite quando passamos por ela, só deu pra ouvir o barulho e sentir o vento molhado que vinha dela. 

             Como fazia muito frio, o passeio foi presenteado com a ausência de mosquitos. Graças a Deus, porque eu já estava sem espaço pra mosquito picar depois do passeio da Chapada. Aliás, começo a ter uma leve impressão de que sou alérgica a picada de mosquito. Eu já sabia que tinha alergia a picada de formiga e depois desse final de semana os mosquitos entraram pro time.
              No dia seguinte à chegada, acordamos cedo e fomos pescar. Que delícia! O frio ainda não tinha atingido a água e a gente conseguiu pegar bastante peixe, que a mamãe cozinhou depois e eu me acabei comendo. Mas o destaque foram os animais que a gente conseguiu ver passeando de barco, ou pescando na areia, ou voltando pra cidade.







            Além do jacaré, da família de capivaras, dos passarinhos coloridos e do tucano, a gente também viu um gavião, uma ciriema, várias outras aves, incluindo uma colorida linda que eu não sei o nome, e um tatu bola. Como a câmera do meu celular não colabora, eu achei melhor nem postar a foto desses outros bixinhos porque vocês iam gastar muito tempo pra encontrá-los nas fotos.
             Na volta, como ainda estava de dia, a gente fez mais uma tentativa de ver a cachoeira. Deu até vontade de entrar na água, mas o clima ainda estava frio e a gente não tinha roupa de banho. Fica pra próxima.


Observação: Eu tentei de tudo pra virar essas fotos mas elas cismam em ficar assim.
            E assim terminou o nosso passeio que, como eu já havia dito na outra carta, foi extremamente necessário. Não só pelo que havia acontecido até a sexta feira antes da chapada, mas, também, pelos acontecimentos dessa semana... Que eu vou contar nas próximas cartas.

Um abraço,
Me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário