sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O quebra-cabeça

Dear all,

             Me desculpem mas deu muita preguiça de escrever ontem! 10h da noite eu já estava na cama e não quis levantar nem os braços pra usar o note. Hoje eu vou fazer um resumo rapidão da semana porque não aconteceu nada de muito empolgante. Amanhã, com certeza, eu vou ter mais novidades e fotos. Vocês vão ver.
             Segunda-feira começaram as aulas. Mas antes disso, eu farei a minha segunda crítica daqui. A primeira foi dos ônibus que eu fiz num outro post eu acho. Eles mudam de uma hora pra outra e você pensa que está indo pra casa quando na verdade está indo pra China, mas tudo bem, eu superei kkkk. O que ainda não deu pra superar é o horário deles. Pra quê que eles colocam um relógio no ponto de ônibus mostrando a hora que cada um vai passar se eles nunca cumprem esse horário. Eu já cheguei a ficar meia hora esperando por 2 ônibus que não passaram e quando chegou o 3º, ele não deixou ninguém subir porque já estava lotado. Muito irritante isso.
             A crítica de hoje é referente ao Timetable (ou quadro de horários). No Brasil, as matérias têm o mesmo horário o semestre inteiro. Aqui não! Cada semana tem uma timetable diferente e as aulas não são sempre no mesmo lugar. Então, para os CSFers que queriam fazer matérias de anos letivos diferentes, nós tinhamos que checar as aulas de cada dia da semana, nas 10 semanas de aula desse semestre. Parece complicado né? Mas não é não. É MUITO complicado! E pra piorar, em vez de colocar o nome das matérias na timetable, eles colocam códigos. Por exemplo, Anatomia é BMS1028. Então se eu quero saber quais dias eu vou ter anatomia, eu tenho que procurar pelo código da matéria. Além disso, a timetable não é separada pela semana, é separada pelo dia da semana. Assim, fica: segunda-feira tem tais matérias em tais horários... (e em cima aparece o número da semana em que isso acontece pra cada aula). Enfim, muito confuso.
             Depois de conseguir montar o seu cronograma sem ter matérias batendo horário, você tem que achar as salas de aula, que também têm códigos. Por exemplo, hoje eu tive aula na sala 01AC01. O primeiro número é o da sala, AC é o nome do predio e o 2º número é o andar. Essa sala em especial, fica pro lado de fora do prédio num corredorzinho escondido que eu só achei porque fui pro lugar errado. Mó legal né?! kkkk Outro exemplo é o LTG. Putz, e agora? Cadê o número da sala? Que que é isso gente? Pois é, quando você pensa que entendeu o sistema britânico de salas de aula aparece algo assim. LT é o nome do prédio (Lecture theatre) e o G é a letra da sala. Esse prédio muito especial não tem número de sala, tem letras.
              E hoje, no últim dia da semana, que eu tinha entendido tudo e estava me achando direitinho, eles resolvem alterar a timetable kkkkk. Parece até piada né! Nós recebemos um e-mail dizendo que tinham feito algumas mudanças na timetable e que nós deveríamos conferir ela de novo. Mas eu não consigo abrir essa bagaça que fica só uma tela preta. Ainda bem que Veterinary biosciences é o curso que tem mais CSFers e a gente tem a maioria das aulas juntas.
              Outra diferença daqui pro Brasil é a duração das aulas. Na UFMT, a gente tinha pelo menos 2h de aula seguidas mas o normal era ter uma manhã inteira (das 7:30 às 11:30) pra cada matéria. Então, eu tinha em torno de 10 aulas por semana, cada uma com duração de 4h. Aqui, a maioria das aulas duram 50min só. Essa semana eu tive 10 aulas. 7 com duração de 50min e 3 com duração de 2h. As de 2h na verdade são de 1h40min porque contam como 2 aulas seguidas de 50min com um intervala de 10min entre a 1ª e a 2ª. Acho que eu vou me adatar muito bem àqui. Além disso, enquanto lá eu fazia 8 matérias por semestre, aqui eu só faço 4.
               Além do começo das aulas, essa foi a semana da "freshers' part II" no Sports Park, ou seja, a segunda semana de festas de recepção aos calouros. Ao contrário da primeria "freshers'", que foi de muita balada e muito dinheiro, essa semana as festas foram mais tranquilas então, como eu não consegui ingresso pra 1ª freshers', fiquei só com a 2ª mesmo. Segunda-feira teve "Stand-up comedy" e "steak night". Foi o primeiro bife que eu como desde o Brasil e estava uma delícia! Na terça, fizeram várias sessões de aula de dança. Eu fiz street dance, jazz e dança contemporânea uma atras da outra de 5h da tarde às 9h da noite e participei bem pouco da aula de hip hop porque ainda não tinha colocado a roupa de exercício. Foi demais!! Não sei qual estilo de dança eu gostei mais e saí querendo fazer tudo de novo mesmo estando até com a cartilagem da orelha doendo de tanto dançar.
               Quarta foi bem sem graça e ontem, como eu disse, não consegui levantar o braço nem pra coçar o nariz. Hoje eu também acho que não vou porque tem clube de Trampolim. Depois eu tenho que começar a estudar. Domingo tem jogo de basquete e amanhã eu também não vou poder pegar nos livros porque vou estar... opa! Não posso falar ainda. Amanhã eu vou estar ocupada. Isso. Ja já vocês vão saber porque ok?!

Beijos,
Thais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário